No Sábado, 5 de Outubro, com o fim do verão e após duas belas semanas de chuva para assentar o pó, o Attalaia Clube arrancou a temporada TT 13/14, com um passeio que teve o São Pedro a ajudar, com um dia de sol e calor.
Lá houve necessidade de levantar cedo (para o normal do escriba…), mas como quem corre por gosto não cansa, pelas 9 e picos, estávamos a chegar ao ponto de encontro, em Sobral de Monte Agraço, estando já a barraquinha do Attalaia montada, cercada por uma dezena de viaturas (não Jeeps, porque o clube defende a diversidade e só lá estava um J).
Conforme indicado pelo Barrabás, nos horários previstos e com a pontualidade conhecida, pelas 9h57 (mais ou menos), deu-se início ao passeio, com uma caravana bem composta.
Com a saída de estrada, começámos por um trilho agradável, que permitiu recordar o som da pintura a ser polida pelos arbustos.
Pouco depois, tivemos oportunidade de fazer uma paragem para treinar os conhecimentos técnicos de resgate, uma vez que, com o trilho “à justa”, um dos carros pisou um pouco ao lado, tendo ficado mal apoiado e em risco de tombar.
Operação concluída com sucesso, continuou-se o passeio, que decorreu numa toada calma, a apreciar os trilhos e as redondezas.
Perto da hora de almoço, enquanto alguns iam começando a preparar as brasas, houve a oportunidade para quem quisesse fazer uma subida que apresentava um grau de dificuldade maior, especialmente no fim da mesma, com uns cruzamentos de eixos que prometiam complicar bastante a vida a quem não usasse, nos eixos, aquelas coisas australianas que funcionam com ar comprimido ou outras do mesmo efeito.
Efectivamente, foi um bocado bem passado para quem subiu (ou tentou) e para quem esteve a ver os outros a testarem a máquina e a si mesmos.
No topo, no meio de algumas máquinas mais preparadas, encontrei um LR Series, que não vi subir (o “G” deve ter subido antes da caravana ter chegado…), mas só mostra que são grandes máquinas J.
De volta ao parque de merendas do circuito do Alqueidão (que já se faziam horas!), fomos brindados com um local de pic-nic bem arranjado, com o grelhador a funcionar em pleno, onde se assaram belas carnes e enchidos.
Concluído o almoço e após passagem pelo café, que era próximo dali, foi-se visitar o forte do Alqueidão, onde se pôde apreciar a paisagem circundante.
Continuou-se o passeio, com alguma pedra, tendo muitos de nós aproveitado para “brincar” um pouco, numa série de subidas curtas e com um nível de dificuldade variável.
Ao fim do dia, tendo havido um pequeno lapso na leitura das notas pelo 1º carro, seguiu a maior parte da caravana por um trilho paralelo ao pretendido. Meia volta e novamente no trilho correcto, tivemos oportunidade de enfrentar o ultimo obstáculo do passeio, um degrau com cruzamento de eixos que obrigou à intervenção dos guinchos para ajudar alguns carros.
Seguiu-se o jantar, no restaurante Portal do Moinho, onde terminámos com uma bela refeição, ficando, desde já, a aguardar o próximo passeio do Attalaia.
PF, 2013-10-09
Nota: O autor destas linhas optou por mandar o novo acordo ortográfico às malvas